A CONDUTA CRISTÃ IDEAL – ROMANOS 12:1-15:13

A DEDICAÇÃO VERDADEIRA,
BASE DE TODA A AÇÃO MORAL – ROMANOS 12:1-2

A CONSAGRAÇÃO PARA DEUS

INTRODUÇÃO
Segundo os grandes dicionários da língua portuguesa a palavra racional, procede da palavra razão, esto é, a defesa de uma determinada coisa ou causa.

EXPLICAÇÃO
É bem provável que nenhum outro versículo bíblico tenha sido mais freqüentemente utilizado, na igreja cristã, no que tange às questões de santidade e de dedicação pes-soal, do que este, usualmente em vinculação com o versículo seguinte.
O trecho de Romanos 12:1-2, é como o de João 3.16 – da Ética Cristã.
Neste texto, Paulo usa o vocábulo rogo na intenção de levarmos a serio a questão da doutrina cristã, vinculada a conduta cristã diária. O vocábulo usado em sua forma normal significa, encorajar, exortar, pleitear insistentemente, o que tem sentido de fazer um apelo serio e ardoroso. O texto de Romanos 12.1-2 pode ser considerado o texto áureo do tema da consagração, pois nele encontramos os contornos deste ato de dedicação a Deus. A consagração é obra do Espírito Santo na vida da pessoa, enquanto que a submissão é o elemento humano no processo de doação a Deus.
Portanto devemos ter

A CONSAGRAÇÃO PARA DEUS

1 – O SACRIFÍCIO VIVO É OPOSTO AO SACRIFÍCIO ABATIDO.
É evidente que, nas paginas do A.T., os sacrifícios de todas as espécies, e, so-bretudo as ofertas queimadas, que mui provavelmente estão em foco neste versículo, eram para ser totalmente entregues, com o propósito de adorar e servir a Deus. Nes-ses sacrifícios, havia um período de preparação para os animais que seriam sacrifica-dos. Tinham de ser de certa idade, de elevada qualidade física, tendo de passar por certos preparativos preliminares.
Como pode o corpo tornar-se um sacrifício?
- que os olhos não contemplem o mal; e isso importa em sacrifício
- que a língua não profira nenhuma vileza; e isso será uma oferta
- que as mãos não operem o que é pecaminoso; e isso eqüivale um holocaus-to.
- Mais do que isso, ainda, tudo isso ainda não é o bastante, pois, acima disso, devemo-nos esforçar ativamente a favor do bem; as mãos dando esmolas, a boca bendizendo aqueles de nos amaldiçoam, e os ouvidos sempre prontos a dar atenção a Deus. Pois o crente presta um serviço a Deus, e esse servi-ço:

2 – DEVE SER ATRAVES DE UMA VIDA CONSAGRADA.
A vida santa consiste em morrer diariamente, dizia Sócrates.
Mas como devemos ter uma vida consagrada e uma ética diante de Deus?
- Primeiramente, enfatizamos o nosso lado espiritual, negando os apetites do corpo.
- Em segundo lugar, devemos ser como homens que estão prestes a morrer, por estarem as nossas mentes voltadas totalmente para os valores mais e-levados, mediante os quais também nós vivemos, não nos deixando guiar pelos valores da carne.
- Para que tenhamos a consagração a Deus, também devemos:

3 – RENOVAR AS NOSSAS MENTES.
Essa renovação da mente é de caráter espiritual, assumindo o aspecto de re-forma, em que as faculdades mentais e espirituais são afetadas para melhor. Isso é mais do que do que a renovação intelectual, porquanto também deve ser ação da pró-pria alma ou espirito, a verdadeira essência intelectual do ser humano.
São elementos dessa renovação:
– Quanto ao arrependimento o homem é libertado do domínio do pecado, pas-sando a Ter uma nova concepção da vida e seu significado.
– Na santificação o homem não somente se vai despindo do domínio do peca-do, mas também vai adquirindo virtudes espirituais positivas de Deus.
– Essa ação renovadora, naturalmente, é realização do Espirito Santo, pois é algo divino, e não uma operação humana.
– Essa renovação é fomentada pelo emprego dos meios de desenvolvimento espirituais:
– O estudo da bíblia
– A dedicação da mente às questões espirituais
– A oração, que é a comunhão direta com Deus
– A meditação, que é quando Deus fala intuitivamente com os homens
– A santificação, sem santidade haver desenvolvimento cristão
– A prática da lei do amor, ele é pratica do novo nascimento
– O uso dos dons espirituais, pois tende a nos conduzir na direção de nossa perfeição.

CONCLUSÃO
Somente desse modo, através da renovação do intimo, segundo foi esclarecido acima, é que podemos realmente experimentar a vontade de Deus na presente existência. Mediante a renovação do ser espiritual inteiro do homem, podemos provar e por a teste a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus. E para a consagração de nossas vidas a Deus devemos ser: um sacrifício vivo, devemos Ter uma vida consagrada e por ultimo devemos renovar as nossas mentes.




José Amaro da Costa
é Pastor na
Igreja Metodista em Comendador Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também desta idéia!

  DEZ PASSOS PARA SE TORNAR UM PACIFICADOR Publicado em   17 de abril de 2020   por   Celebrando Restauração 1. ANDAR HUMILDEMENTE E isto vo...

Postagens Mais Visitadas