Leis de Noach

As sete leis de Noach
“Estas são as gerações de Noah. Era ele homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Elohim” (Gn 6:9). A Escritura doravante nos contará a história de um homem chamado Noé, Noah que em hebraico significa "descansar, estabelecer". Entendemos que este é um momento crucial na história da humanidade e agora o Eterno escolhe um homem para estabelecer um novo tempo através de sua vida! O estabelecimento de qualquer coisa depende de ações concretas e sempre leva algum tempo. Para isso então o Eterno chama este homem: para que num tempo determinado Ele volte a estabelecer na terra a justiça e a comunhão do homem com D-us. Noah já possuía um padrão de santidade, pois nós lemos a seu respeito de ele andava com D-us! Noah já tinha um conhecimento de D-us que se manifestava em sua comunhão com Ele, e isso está expresso na declaração que lemos e isso fará uma grande diferença logo mais adiante na narrativa de Gênesis.

Verso Temático:Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.” (Is 56:5-7).

Introdução

Por que existe no judaísmo de hoje a idéia de que os goim = (gentios) não precisam de uma conversão e nem de se unir ao modelo judaico para serem povo de D-us = (Deus) e herdarem as mesmas promessas dos descendentes de Avraham = Abraão? Na verdade, na época de Yeshua = (Jesus), os judeus faziam o proselitismo = (é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, ideia ou religião) o que, mais tarde, passaram a descartar ou desestimular. Para sustentar tal posição, afirmam que D-us= (Deus), tem uma aliança com Israel, com o qual estabeleceu leis (613 preceitos), mas que, igualmente tem também um plano para salvar os justos dentre as nações, sem ter que introduzi-los em Israel. E mais, se cumprirem as sete leis de Noach, também podem ter a recompensa no Olam Habah = ( A escatologia judaica debruça-se sobre o Mashiach (o Messias) e o Olam Haba (hebraico para "o mundo que virá").

Questionário

1.     Quais são as sete leis de Noach, ensinadas no judaísmo?

1.     Creia em D'us. Não sirva a ídolos.
2.     1ª Lei CREIA EM DEUS NÃO ADORE ÍDOLOS
3.      
4.     Reconheça que existe apenas um Deus que é Infinito e Supremo acima de todas as coisas. Não substitua este Ser Supremo por ídolos finitos, seja você mesmo ou outros seres. Esta ordem inclui atos como oração, estudo e meditação.
5.     Êx.20:3. Não terás outros deuses diante de mim.
6.      
Não blasfemar Seu Nome. Respeitar D'us e louvá-Lo 
7.     2ª Lei - RESPEITE A DEUS
8.      
9.     Quando nos sentimos desapontados com a vida, quando as coisas não acontecem da maneira que deveriam, é muito fácil apontar um dedo acusador e culpar tudo e todos, inclusive Deus.
10.  Êx.:20:7. Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
11.   
12.   
13.   
     Não roubar. Respeitar os direitos e propriedades alheios
     3ª Lei RESPEITE O DIREITO DA PROPRIEDADE DOS OUTROS

Seja honesto em todos os seus negócios. Ao confiar em Deus em vez de em nosso próprio julgamento. Trabalhar para receber o salário com dignidade. Não almejar possuir o que é do meu semelhante. Ex.20: 15. Não furtarás.
Não matar. Respeitar a vida humana.
Todo ser humano é um mundo inteiro.
14.    
15.  Salvar uma vida é salvar o mundo inteiro; destruir uma vida é destruir um mundo inteiro. Quem tira a vida de um Homem tira a vida de toda a humanidade.
Ajudar outros a viver é uma ramificação deste princípio. A proibição contra o assassinato protege o homem de agir contra seu semelhante. O homem deve lutar dentro de si mesmo a fim de dominar seus instintos e transformar o mau em bem. Êx.20: 13. Não matarás.
16.   
     Não cometer adultério. Respeitar a família.
Lei – RESPEITE A 1ª INSTITUIÇÃO DE DEUS (casamento).

O casamento é a sociedade mais íntima conhecida pelos homens. É uma obra divina, a mais completa da Terra, Deus em seu propósito fez uma observação: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”. Gn. 2:18 O casamento foi instituído, portanto é um ato divino. Família é a pedra fundamental de comunidades, nações e sociedades sadias. O casamento de um homem e uma mulher é um reflexo da unicidade de Deus e Sua criação. A deslealdade no casamento é um ataque aquela unicidade. Êx.:20:14. Não adulterarás.
Não coma um membro de um animal vivo e não seja cruel com animais (Não comer sangue).
6ª RESPEITE AS CRIATURAS DE DEUS

Deus concedeu ao homem "domínio sobre os peixes do mar, as aves dos céus, sobre o gado, e sobre tudo o que há na terra". Somos os guardiões de sua criação. Nossa responsabilidade, portanto, excede a de cuidarmos de nossa família, da sociedade, para englobar também toda a natureza. Preservar deve ser nosso lema, animais e natureza.
“O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis”.
Provérbios 12:10
Cumpra as leis do país. Criar um sistema judicial. Persiga a justiça.
7ª Lei PROMOVA A JUSTIÇA

Construa tribunais para a conservação da justiça. A justiça é um tema de Deus, mas recebemos o encargo de reunir as leis necessárias que amparam a sociedade e fazê-las auxiliar sempre que pudermos. Quando corrigimos as falhas da sociedade, estamos agindo como companheiros no ato de tornar a Criação sustentável.

As leis Noéticas reafirmam a autoridade divina sobre o Homem e seus deveres conforme o que encontramos na aliança Adâmica. Esta aliança reafirma as condições de vida do Homem caído, institui o princípio do governo humano para reprimir a expansão do pecado, por isso a ameaça do juízo divino através de um novo dilúvio é tirada.
O Homem passa a ser responsável pela proteção da santidade humana, através de um governo ordeiro sobre o homem individual Gn.9:5-6/Rm.13:1-7.
Cada uma das Leis dá ao Homem a condição de chegar mais próximo de Deus quando obedecida, este é o propósito, restaurar a comunhão do Homem com Deus, foi por isso que Jesus veio como Homem, o 2º Adão.
As leis Noéticas originalmente eram três, abster-se da idolatria, da imoralidade sexual e do sufocado do sangue e basicamente ele cumpriu estas Leis, Isso não quer dizer que temos que cumprir somente estas três conforme mostra o Talmude, = (é o Livro Sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo), mas cumprir as orientações apostólicas das epistolas e também tudo que é pregado e ensinado todas as semanas o que está na Palavra de Deus, Atos 15:21. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue.
 
Deuteronômio 6:25. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR nosso Deus, como nos tem ordenado
17.   
2.     Por que são passadas estas leis aos gentios que buscam conversão?
3.     A palavra gentio designa um não israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.
4.      
Faz parte do entendimento judaico que o gentio deva estar muito interessado é disposto a renunciar a tudo. Como judeu, ele teria que cumprir 613 mandamentos e suportar perseguição e discriminação. Se for apenas por salvação, não é necessário conversão e compromisso com o judaísmo. Basta-lhe cumprir tão somente as sete leis de Noach. Compare estas leis com as determinadas pelo Concílio de Jerusalém (At 15:20). Tenha em mente que a discussão ali era porque alguns queriam que os gentios se circuncidassem para serem salvos (At 15:9).
Noé teve um nível bastante alto de relação com D’us. Porém, nenhum deles era judeu. De acordo com o Judaísmo (Talmud - Sanhedrin 58b), qualquer pessoa pode alcançar um lugar no Mundo Vindouro observando fielmente as sete leis fundamentais de humanidade.”
Fonte:
www.aishbrasil.com.br/new/artigo_povo.asp
“Os Rabinos explicam que as sete leis são apenas orientações gerais, mas na verdade os não-judeus devem orar, fazer caridade, honrar os pais, etc. É nossa responsabilidade como conhecedores das vontades de Deus e seus princípios influenciar o ignorante a cerca desta coisas, a cumprir as Sete Leis Noeticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também desta idéia!

  DEZ PASSOS PARA SE TORNAR UM PACIFICADOR Publicado em   17 de abril de 2020   por   Celebrando Restauração 1. ANDAR HUMILDEMENTE E isto vo...

Postagens Mais Visitadas