Na igreja tem tudo, só falta uma pessoa!

Que pessoa está faltando na igreja?

Para saber isso você precisa ler este artigo todo. Ao final, concordando ou não, deixe seu comentário para outras pessoas refletirem e crescerem também.

Há alguns dias tenho pensado sobre a igreja e, depois de ter uma revelação, procurei um texto que se encaixasse neste contexto e acredito que este seja o melhor.
Lucas 5:1-11

O texto se dá em uma região chamada Genesaré, onde Jesus está iniciando seu ministério, após um período de jejum e oração. Percebendo um grande grupo de pessoas,  Jesus vê a oportunidade de pregar a palavra de Deus. O mais interessante, é que o texto explicita que as pessoas queriam ouvir a palavra de Deus, e não as palavras de Jesus, até por que, neste momento, ele era completamente anônimo.

A primeira lição é que a igreja não precisa de figurões, artistas, ou qualquer tipo de homens como eu. Não precisa de homens que querem aparecer e não hesitam em estar sob os holofotes. Isto, por que o mais importante é a Palavra e não o megafone, isto é, a pessoa que é instrumento desaparece para Deus aparecer, até mesmo se essa pessoa for Jesus!

Jesus decide emprestar um barco de outro coadjuvante chamado Simão "Pedro", pedindo para se afastar da praia um pouquinho. Devemos considerar que neste momento, talvez, eles ainda não se conheciam (mesmo que depois tenham se tornado amigos). Aparentemente, Simão emprestou de pronto, o que nos ensina outra lição. Solidariedade!

Depois de pregar e alimentar o povo, sem dúvida de pão e não de palha, Jesus aproveita outra oportunidade,  nunca se deixando estar paralisado, por que a vida exige movimento.

(Aqui abro um parênteses. Deixe-me perguntar-lhe algo, e peço para que você seja sincero consigo mesmo: será que alguma área da sua vida não estaria paralisada pela falta de decisão, e falo de uma decisão acertada, que lhe tire da apatia? Se a resposta for sim, na conclusão deste artigo você entenderá porque decisões acertadas levam a movimentar-nos na direção correta.)

Continuando no texto, Jesus desafia Simão a voltar a pescar, na pior hora do dia, mesmo depois do mesmo ter tentado a noite toda e não ter obtido êxito. Observe que Simão primeiramente explicou-lhe que acabara de chegar de uma pescaria infrutífera, mas mesmo assim, sem saber exatamente quem era Jesus, tomou a decisão correta, mudando toda a história da sua vida daí para a frente. Permita-me inferir, mas entendo que a necessidade de movimentar-se na direção correta fez com que Simão optasse pelo certo, sem nem ao menos conhecer aquele homem dentro do seu barco.

O fato é que, Pedro voltou para o mar e pescou muitos peixes, a ponto dos seus sócios, Tiago e João, precisarem vir ao seu auxílio. Assim, reconheceram que estavam diante do Mashia, o filho de Deus, e que eram pecadores. Pedro, então, se mostra constrangido e diz que não seria companhia para Jesus, pois era pecador. 

Aqui iniciamos a conclusão do pensamento central. Lembram qual é? "Na igreja tem de tudo, só falta...?"

Por fim, Pedro, Tiago e João se encontram novamente diante de um novo desafio, o qual, sem demoras, aceitaram, retornam à praia e deixam seus barcos e todos os instrumentos de pescaria,  para continuar em movimento, deixando de ser pescadores de peixes e se tornaram pescadores de homens.

Eles deixaram tudo e decidiram mais do que se converter, "virar crente" como quem vira lobisomem, mais do que ser homens religiosos - apegados as liturgias ou a outros homens falíveis; eles realmente decidiram ser discípulos.

A igreja tem de tudo. Tem crente, cristão, evangélico, tem pessoas curadas e doentes, bem sucedidas e fracassadas, libertas e perturbadas, pessoas de fé e sem fé nenhuma, o fato é que, no Brasil, as igrejas estão se enchendo aos montes e o evangelho é difundido pelos meios de comunicação 24 horas por dia, mas a impressão que tenho, como líder dentro desta igreja, é que FALTAM DISCÍPULOS.

Os discípulos não apenas crescem em número. Eles são curados, aprendem o valor de ser servo dos servos e continuar levando a Palavra, aquela mesma, que Jesus ministrou de dentro do barquinho emprestado de Simão, hoje Pedro - o discípulo, àquela multidão ansiosa por uma palavra que liberta os homens das algemas infernais.

O que se vê hoje em dia, são pregações nas quais a ênfase do movimento correto é de encontro à "benção", sendo que isso nem sempre é verdade: Pedro tomou decisões acertadas, virou pescador de homens e morreu crucificado (o que não seria considerado "bênção" nos padrões "cristãos" atuais.) Simão Pedro se tornou discípulo, agiu como Cristo agiria, realizou coisas maravilhosas sem receber nada nesta Terra em compensação.
 
Por fim, respondo aqueles que acima responderam sim à pergunta. Lembra? Descida sair do gesso infernal dos pensamentos e experiências frustrantes da vida dentro da igreja ou fora dela. Decida corretamente seguir o único Mestre, decida por ser um discípulo, decida iniciar um movimento contínuo. Deixe a beira da praia o que precisar deixar, mas comece destemidamente seguir a Jesus e somente a Ele. Imite Jesus em tudo, faça o que Ele fez ou faria, por que o discípulo sabe como o seu mestre agiria diante de cada circunstância da vida.

A igreja tem de tudo, só os discípulos estão em falta. E você!? Concorda com esta afirmação ou será que estou enganado?

Pense Nisso!

Autor: Pr Jean

Bíblia: Nova Bíblia Viva

Mundo Cristão São Paulo.

Revisado Por: Adriano Gomes


3 comentários:

  1. Pastor obrigado por publicar um artigo como este. Num avaliação interna percebi que depois de 25 anos na igreja estou paralisado dentro da igreja e pessoalmente. Até hoje me vi sendo um bom crente, mas ainda não deixei tudo para me lançar como discípulo.

    Em breve retornarei para o Brasil e faço questão de visita-lo para conhecê-lo pessoalmente.
    Grato
    Ps. Humberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que pelo tema achei meio assustador, mas depois entendi e reconheci uma verdade as coisas estão como estão por que nos falta realmente levar a vida como discípulos. começando de mim e da minha casa preciso decidir melhor pelas coisas da vida e tomar atitude e deixar de ser crente de banco de culto após culto e me tonar de verdade discípulo.
      Obrigado Pastor.
      Carmen.

      Excluir
  2. Concordo contigo Jean! Faltam discípulos.

    Veja algumas condições para ser discípulo:

    Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.

    Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
    Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.

    Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.

    Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

    Lucas 14:25-33

    Vamos em frente!

    ResponderExcluir

Participe você também desta idéia!

  DEZ PASSOS PARA SE TORNAR UM PACIFICADOR Publicado em   17 de abril de 2020   por   Celebrando Restauração 1. ANDAR HUMILDEMENTE E isto vo...

Postagens Mais Visitadas