Moralismo Evangelico

Moralismo: s.m. Sistema filosófico que defende a primazia exclusiva da moral. Excesso de preocupação com questões de moral, tendendo para a intolerância e o preconceito; puritanismo.
Infelizmente o moralismo hoje tem sido a principal característica de algumas igrejas, talvez a maioria. Preocupar-nos com as questões morais da sociedade é extremamente importante, porém chegar ao ponto de ser preconceituoso e intolerante é anti-bíblico. 
MEDITE NISSO!

O pior é que a igreja evangélica só leva em conta alguns pontos da moral e ética. Ser homossexual não pode. Burlar o imposto de renda não é tão grave assim. Engravidar antes do casamento não pode. Falar mal dos outros pelas costas é algo corriqueiro. Se embriagar não pode, mas deixar de ajudar alguém passando fome na rua não tem problema. Querem salvar todo mundo que esta dentro da igreja e podem contribuir, mas quem esta na rua abandonado pela sociedade como os usuários de Drogas ficam esquecidos. Será que estas almas não tem mesmo valor que a minha e a sua. Que tipo de moralismo hipócrita é esse?

Achar que é melhor por fazer parte de uma instituição religiosa é burrice. Você não é melhor por seguir preceitos desta ou daquela igreja. O fato é que se você não se parece em nada com o verdadeiro Cristo você pode ser o “papa” da sua instituição, mas quando Jesus voltar apenas ouvirá: Afaste-se de mim, não te conheço! 

Que tipo de cristianismo é esse que afasta a igreja do mundo? Que faz com que criem um gueto onde evangélico fica apenas no seu próprio mundo e não quer se contaminar com a presença dos “ímpios”. 

Como ouvirão se não há quem pregue? Como entenderão se há apenas pessoas apontando o dedo e condenando? 

O moralista é tão hipócrita que se pegássemos ele mesmo e colocássemos em outro corpo, ele falaria mal e condenaria ele mesmo sem saber. É isso que você faz quando condena os outros, está trazendo condenação para você mesmo!

Se preocupe menos em ser intolerante e se preocupe mais com as pessoas ao seu redor. Não importa se ela está cheia de tatuagens ou piercings, se importe se o coração dela está bem, não com sua aparência

Jesus tocou no leproso. Ele permitiu que uma mulher com fluxo de sangue (impura e tudo que ela tocasse se tornaria impuro) o tocasse. Jesus se importou com uma adúltera, com ladrão, com prostitutas. Ele não condenou, ele acolheu! 

Você é cristão ou apenas um moralista hipócrita que não vive nada do que seja o cristianismo? 

Não querido, cristianismo não se trata do que você não faz (não fuma, não bebe e não transa) e sim do que você faz (amor ao próximo, abnegação, entrega). 

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:5


20 comentários:

  1. Texto muito bom!
    Expressou muito do que penso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! Gostei

    Há tantas pessoas marginalizadas na sociedade que precisam de ajuda e acolhimento, assim como Jesus, o Cristo, fez no seu tempo.

    Menos moralismo e doutrina de homens e mais Amor.

    Menos show, menos propaganda de Jesus e mais vida semelhante ao Mestre.

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo este texto!
    Falta amor e conhecimento por isso a igreja esta como esta.
    Os irmãos se tornam inimigos uns dos outros e isso é engraçado, por que a igreja tira as pessoas da escuridão e depois acabam jogando elas lá de novo. Não sei ate onde isso é bom por que antes a pessoa ainda era ignorante e depois do conhecimento falta trato, amor e sabedoria para o dicipulado de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Igreja sem amor verdadeiro é Clube Social, parece mais não, tem gosto de pizza, mais é bolachinha.

    ResponderExcluir
  5. A quatro inimigos que temos que vencer para não ser detruidos.
    1- Diabo
    2- Mundo
    3- Nós (eu)
    4- A igreja

    Este quarto inimigo foi criado por nós mesmos, quando colocamos nosso coração antes da vontade do eterno.

    ResponderExcluir
  6. O mundo não mudou assim como não mudou a igreja que Deus instituiu atraves de Abraão em Geneses (17), o que mudou foram as pessoas. A falta de intrução, deixaram o amor e as pessoas estão frias e os relacionamentos só existem por que a interesses.
    Maranata!!!

    ResponderExcluir
  7. Só Deus pode exercer a justiça, os homens são iludidos pelo coração e as paixões.

    ResponderExcluir
  8. Texto muito bom, pena que vc não vive isso. Não acredito mais no que vc prega ou fala, ao longo dos anos vi muitas coisas saindo da sua boca, e hj vc não vive nem a metade do que falava. Um dia vc disse que jamais se envolveria com politica, e olha só, onde vc esta meu amigo. Pastor Jean sempre cuspindo para o alto e sempre cuspindo no prato que comeu. Na boa cara, não venha falar de ajudar as pessoas por causa da sua clinica, vc sabe muito bem que seu interesse é ganhar dinheiro. Me Desculpa cara, mas esse bloguinho não compra ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O moralista está sempre pronto para apontar e para condenar sem misericórdia alguma as transgressões que se tornam manifestas e concretas na vida do próximo, enquanto que a sua própria mente é um depósito de promiscuidade, perversão e imoralidade (Mt 5.27-28). Apontando para as transgressões alheias ele procura desviar as atenções de suas próprias transgressões. Fazendo assim, ele promove o engano e o autoengano.

      Excluir
    2. Corajoso você em amigo (a)! Se você é tão corajoso para publicar isso, é corajoso bastante para dizer quem você é, e falar pessoalmente ja que você o conhece. Espero que um dia você se arrependa por essa atitude. Você concerteza deve ser um bom crente para julgar as pessoas sem conviver com elas, e bom o bastante para para falar mal de alguem. Pr. Jean, tome cuidado com as pessoas que você anda, porque pessoas assim é melhor ficar sem ninguem pela vida toda.

      Excluir
    3. O triste anonima é que esta pessoa corajosa como você bem colocou não é estranha é do meu convivio e frequentou minha casa e agora pensa isso tudo mais falta, coragem, dignidade, ombridade, honestidade pra falar pra mim, mas ela le biblia, trabalha na igreja, (lider), toma ceia e faz tudo que um pagão poloteista faz.

      Excluir
  9. Ao individuo dissoluto que não posso chamar de gente pela falta de dignidade e qualidade que te faltou pra falar isso tudo na minha cara, virtude que me sobra de falar o que penso na cara como provavelmente já falei na sua. Sua atitude é a própria resposta viva do conteúdo do artigo, um evangelicozinho moralista. Quanto a creditar em mim, se tivesse a palavra no seu coração e não fosse um chupim, vivendo das sobras dos outros ou se aproveitando do esforço alheio, não estaria onde esta. No mais se você tiver filho ou filha eu fico pensando que belo exemplo falar este monte de coisa escondendo o rosto, esta valentia toda revela na verdade sua frivolidade. O meu blog eu divulgo o que penso e mostro minha cara coisa que te faltou, um pouco de dignidade, quanto à política que estou hoje faço duas vezes mais pra pessoas pobres que fazia antes e com certeza enumeras vezes mais que você, e se estou aqui e te incomoda é preocupante, cuidado com pecado capital. Já a questão de ganhar dinheiro com clinica, você alem de tudo que já escrevi é bem burro (a), o trabalhador é digno do seu salário e no dia que isso acontecer vai ser muito bem vindo, por isso trabalho e muitas às vezes em três lugares diferente e a verdade é que isso incomoda a maioria das pessoas, assim como aconteceu com você. Força pra você campeão (a).
    O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai.
    -- Charles Dickens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pasto Jean DIZ: "Ao individuo dissoluto que não posso chamar de gente pela falta de dignidade e qualidade que te faltou pra falar isso tudo na minha cara..."

      Nem preciso completar a frase para saber quantos sentimentos negativos habitam nesse coração né? Cadê o amor que Deus nos ensinou Jean? Passou a ser membro de uma igreja de pessoas revoltadas? Acorda! Faça o certo. Muitas igrejas erradas como você tem julgado tem feito muito mais o bem do que você meu querido. Muitas pessoas alcançarão a salvação nessas igrejas erradas. Continue apontando os outros. É bem isso que Deus ensina.
      (Aplausos)

      Excluir
  10. Pr. Jean, como já foi dito acima cuidado com as pessoas que estão ao seu redor e com aquelas que você acha que pode contar!! Se esse anonimo aí, que pra mim não é homem de verdade, já esteve por perto e andou com o Pr, a única explicação pra esses comentários absurdos é INVEJA, inveja por ele está onde está, como está e se alimentando das sobras dos outros e sobra bem pouco!! Quem te conhece de verdade te admira pq uma das suas maiores qualidades é falar a VERDADE na cara, não importa quem seja, isso incomoda as pessoas de uma tal forma. O mais ridiculo disso tudo é que quem falou isso não tem moral nenhuma pra falar de salário e de ganhar dinheiro!! E gostaria de saber se o bonitão aí de cima vive de vento, creio eu que não, quem trabalha tem que ganhar e ganhar bem, presta atenção...eu disse quem TRABALHA e não quem acha que trabalha! O problema é que algumas pessoas acham que pq são líderes de meia dúzia de gente, são alguma coisa ou fazem grande coisa, engano, não fazem nada, nem a obrigação!! E realmente vive um evangelho que pelo amor de Deus, eles estão preocupados mais com a vida dos outros do que com a própria, estão mais preocupados com o facebook do que em orar, e o pior de tudo acha que estão sendo usadas por Deus, mas falam daquilo que sabem ou acham que sabem, e não daquilo que Deus revelou e falou. Pr. continue com seus objetivos de ajudar os necessitados, drogados e os que estão na rua, Deus te colocou naquele lugar na hora CERTA e o lindão aí sabe disso, por isso tanta inveja, faça a diferença naquele lugar com a sua vida e o seu modo de viver, muitos acharam que era o fim, mas pelo contrário é o começo de muitas coisas boas e lindas que estão por vir, Deus te abençõe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo muito obrigado pelas palavras, mas pela suas palavras eu ficaria ainda muito mais feliz se pudéssemos nos fala pessoalmente e poder saber quem realmente é você.
      Deus abençoe.

      Excluir
  11. Arrependimento não faz o tempo voltar atrás! Então, faça de tudo para não machucar as pessoas que te amam de verdade! Lembre-se: Hoje ela está por perto, mas amanhã pode não estar, e te fazer muita falta! Você colhe o que planta.

    ResponderExcluir
  12. Estava lendo a última postagem do blog e acabei voltando nessa e por curiosidade acabei lendo os comentários.
    Achei interessante o fato de tantas pessoas publicarem como "anônimo", sendo que pelo que me parece todos se conhecem! Porque temos que ter tanto medo de demostrar quem somos e o que pensamos?? Se temos opiniões diferentes qual o problema de demostra-las desde que seja com educação, claro! Eu mesma já descordei tantas vezes do Pastor Jean e claro que ele de mim, mas isso faz parte e traz crescimento para ambos.
    Uma outra coisa que gostaria de comentar é o fato de algumas pessoas acharem q textos como estes apenas denigrem a imagem da igreja. A igreja consciente ou inconscientemente tem nos tornados alienados. Porque temos que ficar quietos ao vermos tanta coisa errada, ou uma coisa que seja. Ninguém lá dentro é Deus para não pecar. Porque aceitar tudo sem perguntar o por quê?
    Acho a ideia deste blog extremamente válida. Precisamos repensar, ou começar a pensar no que temos feito como igreja. Se há algo errado pq não ver, pq não mudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANONIMO SIM! É MINHA PRIVACIDADE17 de agosto de 2013 às 13:48

      O fato de colocarem anonimos é tão interessante quanto ao fato do Pastor Jean citar "Igrejas" e não falar especificamente de qual está falando. A resposta é simples: PRIVACIDADE.

      Infelizmente as postagens desse blog só estão focadas em criticar e não a somar.
      Repensemos: quem veio para dividir e causar intrigas?
      Cadê a palavra? Cadê o evangelho?
      Temos tão pouco tempo.
      Acho que já é hora de começar a pregar a palavra de Deus e não pregar sobre igrejas erradas né pessoal.
      Acorda!

      Excluir
  13. Fico feliz pela curiosidade de aprende e pelos comentários a cima. Crecemos nos elogios, mais crescemos ainda mais nas criticas. E me coloco a inteira disposição dos anônimos pra esclarecer qualquer coisa no sentido do conteúdo de cada publicação nossa.
    Não tenho objetivo de evangelizar criticar ou provocar absolutamente ninguem neste projeto e sim levar a igreja a uma auto reflexão bem como tenho feito a cerca do assunto e as conclusões que chego sao essas que coloco aqui e assim como quem realmente sou eu.
    Mais uma vez muito obrigado por opinar sua apiniao é muito importante para mim, mesmo como foi dito na privacidade.

    ResponderExcluir
  14. Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo. (Gálatas 1:10 NTLH)

    ResponderExcluir

Participe você também desta idéia!

  DEZ PASSOS PARA SE TORNAR UM PACIFICADOR Publicado em   17 de abril de 2020   por   Celebrando Restauração 1. ANDAR HUMILDEMENTE E isto vo...

Postagens Mais Visitadas