Inquisição Cristã Contemporânea

Inquisição é o ato de inquirir, isto é, indagar, investigar, interrogar judicialmente. No caso da Santa Inquisição, significa "questionar judicialmente aqueles que, (“seria queimados vivos”), porque de uma forma ou de outra, se opõem aos preceitos da Igreja Católica". Dessa forma, a Santa Inquisição, também conhecida como Santo Ofício foi um tribunal eclesiástico criado com a finalidade "oficial" de investigar e punir os crimes contra a fé católica.
E hoje existe inquisição?
Sim.
De outra forma há sim inquisição, existe e muito. Existe por parte de religiosos  que pensam diferentes das convecções de outros, a exemplo há inquisição quando o pobre é massacrado com ameaças de não cumprir com os dízimos, enfim, se notar bem se vê que a inquisição existe por de baixo dos panos.
A inquisição é o controle sobre as pessoas impostas pelo medo, a  culpa ou se não pelo medo nem a culpa é a ganancia, perceba como é fácil explorar o mecanismo religioso.
Atualmente eu chamo de inquisição fria, por que no passado se queimavam as pessoas que pensavam diferente da religião predominante e hoje não se queima com fogo mais com atitudes e palavras. A que se dizia única religião verdadeira anteriormente e queimava os que pensavam diferente dela, conseguiu deixa enraizado na religião da oposição mesmo depois daquilo que chamam de reforma. 

E agora?
Durante muito tempo, na era medieval, algumas pessoas que se diziam representantes de Deus na terra costumavam perseguir e matar os seus desafetos e impondo a sua vontade a qualquer preço. Hoje não esta nada diferente daquilo que conhecemos por idade das trevas. Aqueles que se dizem "representantes de Deus" deveriam ter vergonha, por que pelo que me parece, de acordo com a vontade de Deus, baseado nos seus preceitos escritos na bíblia não cumpre corretamente as verdades e os princípios, mas mesmo assim querem impor um jugo pesado sobre as pessoas que eles mesmo sendo lideres não cumprem, sempre se aproveitando da fraqueza da humanidade que é a culpa, o medo das pessoas e ganancia de sempre querer mais e mais, tanto do povo quanto dos seus lideres obcecados pelas paixões carnais de SATANAS. A minha impressão é de que Deus esta muito mal representado por essa igreja.
Será que esta sede voraz de ser justo e defender Deus, tem legitimidade?
Eu penso que não. Na verdade na minha visão esta bem claro duas coisas.
A primeira delas esta ligada diretamente a conveniência. Existe a conveniência por parte do povo de se acomodar e não buscar nas escrituras incansavelmente as revelações de Deus e por isso se crê em convicções “piratas”. Quero dizer com isso que as pessoas compram seus peixes e revende sem se interessar pela procedência.
Em segundo lugar por parte de lideres representantes de “Deus”, que pela conveniência preferem deixa como esta a mudar para aperfeiçoar a si mesmo, o povo e assim a igreja num todo. O evangelho, por exemplo herdou mais dogmas e costumes criados no catolicismo romano do que propriamente o que diz a escritura.

Acorda "igreja'"
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oseias 4. 6).
Quando precisarmos tomar decisões, e não sabermos qual é o caminho da verdade. Podemos invocar ao senhor Deus. Deus tem a verdade, sem mistura.
Na inquisição atual, os melhores amigos viram seus pores inimigos, os sonhos antes sonhado junto agora tornou-se verdadeiros pesadelos os irmãos se separam e os mais fracos se perdem por agora estarem órfãos de pais, irmãos e amigos. Na inquisição atual praticada pelos “representantes de Deus” falta hombridade, que significa também qualidade de homem que se destaca a honestidade, fidelidade, transparência e coragem. Ainda que as convicções de cada individuo pareça legitima, a atitude precipitada pode trazer prejuízos desastroso para o reino, destruindo pessoas a sua volta e a si mesmo, acabando com sonhos e projetos audaciosos que poderiam frutificar e salvar em exponencial, mas as vezes não chegam nem a nascer.
Alias se estes mesmo tivessem coragem de se debruçar sobre o trabalho do reino sairia de dentro da igreja ou de traz dos púlpitos ou das mesas de escritório ou seus gabinetes suntuosos que mais perecem um estúdio e iriam para rua buscar os perdidos. Ficar sentado e falando que acha isso ou aquilo é o que a maioria faz. Alias a historia não estória, comprova que a maioria sempre esteve errada, daí existe o provérbio que diz que “a unanimidade é burra”.
Infelizmente durante estes dezoito anos foi o que vi dentro do “corpo de Cristo”, falta de hombridade somado a ignorância e pouca sabedoria para discutir e ensinar. Os lideres são despreparados e a consequência são pessoas despreparadas. A atual igreja em nada mudou a igreja "primitiva", ele prefere proibir e coagir do que ensinar e educar, sempre se beneficiando, da culpa do medo e a ganancia.

O problema é milenar, a igreja nunca quis ensinar a verdade com relação a determinados assuntos bem como o sexo, o álcool e o dinheiro, eles simplesmente optaram por proibir sem qualquer explicação, por que me parece mais cômodo proibir do que ensina ou o problema pode ser pior se imaginarmos que os que governam também não sabem nada.
Qual o resultado disso:
Cristãos órfãos, desviados e transtornados pela inquisição contemporânea dentro da igreja. O que parece é que as igrejas de uma forma geral tem uma porta nos fundos por onde entram pessoas procurando Deus e outra na frente maior ainda  por onde elas saem sem encontrar o que estavam buscando.
Conclusão:
No meu humilde e simplista ponto de vista precisamos trabalhar arduamente bem como vemos o exemplo dos apóstolos, pregando e ensinando a palavra por tantos lugares e caminhos, sem interesse pessoal e a qualquer custo, ainda que lhes custassem a vida nunca fugiram do centro da vontade de Deus e  da verdade. Eles não ofereciam soluções milagrosas eu diria baratas se não cobrassem tão caro os sacrifícios pela benção. Não usavam palavras de motivação e autoajuda que não tivesse fundamentos nas escrituras, com proposito para o qual Deus nos deixou as escrituras que fosse consolar, edificar e exortar. Precisamos ressaltar que os apóstolos tinha apenas o Antigo Testamento uma vez que eles mesmo eram o Novo Testamento.
O que vejo nestes dias:
É que como no mundo dos negócios que se exigem corporativismos e tudo precisa ser feito para ontem, também é na igreja moderna assim. Isso faz que com a necessidade sempre urgente se levante pessoas despreparadas que pensam estar, mas não respeitam a hierarquia, não respeita currículos, e falta com ética e como disse acima não tem hombridade somado a falta de educação. Falta coragem pra convidar e sentar pra entender, quem sabe  talvez depois disso manifestar o protesto contrario ou a ordem de inquisição pudesse ser branda e acalorada pelo amor.  É preciso deixar de ser politico pra não perde nenhuma das partes e agradar todo mundo, é preciso resolver os problemas como homens no mínimo. Se pregam tanto de cima dos palcos gospel, que devemos encarar o problema, mas na hora que  o problema esta no pelo do líder ele prefere usar a estratégia milenar de, "gelar", "ignorar", "esfriar" e "esquecer" também conhecida esta atitude como "inquisição fria da igreja contemporânea". Somos livres para expor nossas opiniões, mas romper relacionamentos quando se dizia ser amigo, filhos as vezes irmãos em “Cristo”, será mesmo que este tipo de atitude vem dos exemplos de Cristo?
Deixo aqui minha meditação, precisamos repensar naquilo que estamos fazendo pra não perdemos mais do que ganhamos.
Jean C. Calegario



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também desta idéia!

  DEZ PASSOS PARA SE TORNAR UM PACIFICADOR Publicado em   17 de abril de 2020   por   Celebrando Restauração 1. ANDAR HUMILDEMENTE E isto vo...

Postagens Mais Visitadas