Cristãos acomodados, negligentes e preguiçosos I

Cômodo: que satisfaz inteiramente, por sua adequação, utilidade ou conveniência, aos fins a que atende; que não oferece obstáculo ou dificuldade; fácil; que é agradável, confortável; demasiado fácil (diz-se de atitude moral, de comportamento).
Comodidade: qualidade do que é cômodo; qualidade do que satisfaz plenamente, por sua adequação, utilidade ou conveniência, aos fins a que atende; facilidade demasiada.
Assim, é tão cômodo: dar dinheiro às missões e com isso achar que está evangelizando; fazer doações às instituições de caridade, assistenciais e filantrópicas e pensar que se está fazendo caridade ou ajudando o próximo; de pagar alguém para orar ou fazer algum sacrifício no seu lugar achando que Deus vai aceitar a substituição; dar aos pobres o que ia jogar no lixo e achar que está fazendo caridade; dar 10% (dez por cento) do seu salário e pensar que é dizimista fiel quando Deus espera não só, pelo menos, 10% do seu salário, mas sim, de sua vida, tempo, trabalho, habilidades, recursos, sabedoria, disposição...; contratar uma banda para se apresentar na igreja em vez de passar horas em oração preparando uma boa pregação ou um bom estudo bíblico para os fiéis; comer uma bela bolacha waffer ou uma fatia deliciosa de pão macio como se fosse o pão do Senhor (Mc 14:1; I Cor 14:1 e 5:8; Sl 104:15; II Rs 18:32; Is 36:17; Ec 9:7 e I Cor 11:21); beber um suquinho de uva como se fosse o sangue do Senhor (Mt 26:26-27; Mc 14:22-23; Sl 104:15; II Rs 18:32; Is 36:17; Ec 9:7 e I Cor 11:21), vez que a proibição é apenas no beber vinho demasiadamente (Pv 23:20-21; I Cor 5:11; 11:21; Ef 5:18) ou misturado (Mt 27:34; Pv 23:29-30; 31:4-7) ou bebida destilada (“bebida forte”); ficar confortavelmente sentado assistindo (e não participando) de um culto ou louvor ao invés de estar em pé reverenciando a pregação da Palavra ou entoando hinos (Gn 18:22; Ex 18:13; Dt 29:15; Lc 18:13); se dizer cristão ou crente num local/ambiente onde todos são; professar ser cristão ou crente só dentro da igreja ou entre os irmãos de fé e esconder isso no seu dia à dia; esquentar um banco de igreja e logo após, na saída do culto, fazer de conta que não vê os necessitados e nem mesmo dá carona aos irmãos pobres que não possuem veículo/condução; ter sua Bíblia de estudos com capa de couro e fingir que não sabe/vê que o irmão ao seu lado no culto não tem dinheiro nem para comprar uma Bíblia de papel reciclado; estar com seu terno de grife/marca no culto e desprezar o irmão ao seu lado que sempre vem com a mesma roupa velha surrada; pegar na mão, abraçar, dar tapinhas nas costas e até ósculo santo no irmão pobre dentro da igreja, mas fora de lá fingir que não o conhece; ir ao culto com trajes comportados e de lá passar em casa para por uma roupa mais moderna para poder ir pra night com a galera do mundão; ser cristão apenas durante os cultos semanais... Que esforço, dificuldade, privação ou sacrifício há nessas coisas?
Sacrifício envolve esforço pessoal e prova de amor. Significa privação de coisa apreciada. Desfazer de algo que apreciamos ou precisamos por causa de um bem maior e melhor. Envolve a escolha entre dois valores ou coisas. Renúncia em favor de outrem. Esforço e trabalho árduo em prol de outrem. Consagrar inteiramente; dedicar com ardor. Abnegação, renúncia, desprendimento.
Exemplos, a mãe que deixa de comer para poder alimentar os filhos famintos; a pessoa que empurra outra da linha de fogo e leva o tiro no seu lugar; o bombeiro que morre nas chamas para salvar a vida de outrem; a pessoa que cede o seu salva-vidas (bóia) para outrem não morrer afogado e acaba morrendo no seu lugar; a pessoa faminta que dá o único e último alimento que tem para outra pessoa com fome; a pessoa que dá o dinheiro que tinha contadinho para pagar o seu aluguel atrasado para outra pessoa não morrer de fome ou ter socorro médico; Abraão que aceitou tirar a vida de seu único filho em demonstração de que amava mais a Deus que ao seu único filho; todo aquele que nega a própria vida e vontade para servir a Jesus...
Pelo léxico/dicionário:

Sacrifício: oferenda ritual a uma divindade que se caracteriza pela imolação real ou simbólica de uma vítima ou pela entrega da coisa ofertada; renúncia voluntária ou privação voluntária por razões religiosas, morais ou práticas; privação financeira em proveito de alguém; Privação de coisa apreciada; Renúncia em favor de outrem; Abnegação, renúncia, desprendimento.

Sacrificar: dedicar-se totalmente; consagrar-se, devotar-se; desprezar (coisa ou pessoa) em favor de outra; renunciar ou abandonar voluntariamente (com algum fim útil a outrem ou para se salvar); sujeitar-se, submeter-se; sujeitar a todos os perigos e contingências; Renunciar voluntariamente a; abrir mão de; Consagrar inteiramente; dedicar com ardor; Desprezar (uma coisa) para dar mais realce ou importância (a outra); Sujeitar, submeter; Votar-se inteiramente a alguém ou alguma coisa; consagrar-se de todo.

Abnegação: Desinteresse, renúncia, desprendimento, devotamento; Sacrifício voluntário do que há de egoístico nos desejos e tendências naturais do homem, em proveito de uma pessoa, causa ou idéia; ação caracterizada pelo desprendimento e altruísmo, em que a superação das tendências egoísticas da personalidade é conquistada em benefício de uma pessoa, causa ou princípio; dedicação extrema; altruísmo; renúncia ascética à própria vontade em função de anseios místicos ou princípios religiosos; sacrifício voluntário dos próprios desejos, da própria vontade ou das tendências humanas naturais em nome de qualquer imperativo ético; renunciar a (os próprios interesses e/ou as tendências naturais) ou sacrificar-se em benefício de outrem ou em nome de uma idéia, de uma causa.
Altruísmo: amor desinteressado ao próximo; filantropia, abnegação; tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo; Doutrina que considera como fim da conduta humana o interesse do próximo, e que se resume nos imperativos: "Viva para outrem"; "Ama o próximo mais do que a ti mesmo".

É fácil congregar num templo majestoso, lindo, deslumbrante, esplêndido, suntuoso... confortável, com ares condicionados, poltronas macias e espaçosas, água mineral, travesseiros, almofadas, lanchinhos, sorteios de brindes, homenagens aos aniversariantes... mas é tido como vergonhoso participar de um culto numa praça pública com menos de uma dúzia de irmãos humildes usando uma caixa de som tabajara.
Lucas 9:26 - "Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos."
O Cristianismo exige condutas próprias da pessoa sendo inadmissível a terceirização, delegação, substituição ou constituição de procurador para estes fins. Por outras palavras, ninguém pode fazer tais coisas (se arrepender, converter, pedir perdão, suportar privações e provações, louvar, cultuar, etc), pelo outro, mas somente a própria pessoa deve fazer.

Lucas 11:9-10 - "E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á."



Rom 10:9 –“Se com a tua boca confessares a Jesus (...).”
Romanos 14:12 - "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."
I Coríntios 4:12 - "E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;"
I Coríntios 15:58 - "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."
II Coríntios 5:10 - "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal."

Gálatas 6:4-5 - "Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
Porque cada qual levará a sua própria carga."
Filemon 1:19 - "Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves."
I Tessalonicenses 4:4 - "Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
Apocalipse 22:12 - "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra."

Assim Deus quer que a pessoa não se limite a apenas esquentar um banco de igreja por alguns minutos num dia da semana, dar 10% de seu salário, “fazer sua parte” com doações... mas, sim, que a pessoa dê o máximo que puder de si, seu tempo, sua vida, sua dedicação, seu amor, seus recursos, suas habilidades... todos os dias.
Números 18:29 - "De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do SENHOR; de tudo o melhor deles, a sua santa parte."
Êxodo 23:19 - "As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe."
Isaías 1:11-17 - "De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas."
Deuteronômio 6:5 - "Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."
Mateus 22:37-39 – “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Marcos 12:29-34 - "E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada."
Lucas 4:8 - "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás."
II Coríntios 3:2-3 - "Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração."
João 5:10-17 - "Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também."
II Timóteo 4:2 - "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também desta idéia!

  DEZ PASSOS PARA SE TORNAR UM PACIFICADOR Publicado em   17 de abril de 2020   por   Celebrando Restauração 1. ANDAR HUMILDEMENTE E isto vo...

Postagens Mais Visitadas